Tendências 2012


Tendências 2012

Não é só no vestuário que existem tendências. A web está cada vez mais tendenciosa. São sinais do crescimento…

A cada ano que passa, temos assistido a uma evolução, não só em termos de programação, mas também de design. Melhor ainda, a programação aproxima-se cada vez mais do design e começam a dançar ao mesmo ritmo… para felicidade dos Developers, mas sobretudo dos Designers.
Com a vaga dos programas de CMS (Content Management System- Sistema de Gestão de Conteúdo), o design ficou bastante padronizado, até porque todos começaram por se basear em temas já construídos. Há que reverter essa situação e mostrar o que de melhor conseguimos fazer, mesmo com essas ferramentas.
Para 2012, a simplicidade é a palavra de ordem. Simplicidade para o utilizador, com menus simples e visíveis, sem grandes drop-down menus. Mas também simplicidade ao nível do design, utilizando linhas sóbrias, simples e minimalistas.

infinvision

infinvision

 

katemagee

katemagee

 

O estilo Retro parece que veio para ficar. O facto de ser um estilo bastante versátil, mas ao mesmo tempo único, dá aos designers um imenso espaço para trabalharem a sua imaginação.

reklama-audio

reklama-audio

 

thisistommy

thisistommy


O desenho à mão é outra tendência para 2012. A simplicidade aliada ao design único, tornam-no exclusivo e memorável.

wingcheng

wingcheng

 

sagres chocolate

sagres preta chocolate

 

“Responsive Web Designer” (termo relacionado com o facto de o layout do site ser criado tendo em conta os vários tipos de écrans, seja para smartphones, tablets, notebooks) vai continuar a sua ascensão, tornando-se cada vez mais usual. Daí que também o Html5 e o Css3 continuem a angariar cada vez mais seguidores, ao contrário do Adobe Flash que começa a perder popularidade.

colly

colly

 

fittextjs

fittext

 

As “one page layout” (sites de uma só página) vão continuar a merecer atenção, tornando-se ainda mais simples e sendo mais utilizadas para sites pessoais.

dangersoffacking

dangersoffacking

 

bevisual

bevisual
Imagens grandes no cabeçalho (header) estarão também em voga, chamando muito a atenção do utilizador. Mantem-se a tendência dos rodapés (footer) enormes tornando-se um local importante para reforçar informação.

calepino

calepino

 

ecoki

ecoki

 

petergranfors

petergranfors

 

Os icones de “social media” (facebook, twitter, Linkdin, etc, etc) mantêm a sua importância. A tendência é para serem bem vísiveis e com lugar de destaque.

ryanscherf

ryanscherf

 

A tipografia é agora de máxima importância. Hoje os browsers suportam uma diversidade de tipos de letra e já temos ao nosso dispor mecanismos de integração. Portanto, esqueçam o arial e o verdana e vamos usar nomes ainda mais esquisitos.

castirondesign

castirondesign

 

helloiam

helloiam

Ah!! E o 3D… quase me esquecia de falar do 3D. O 3D está cada vez mais enraízado não só no cinema, mas também na Web. Em 2012 é para manter.

compal

compal

 

eutem

eutem

 

Com estas mini dicas, espero brevemente receber links de sites que encantam e fazem as maravilhas da World Wide Web.

Bom ano com boas inspirações!



Publicado por: Kel


2



  1. Amilcar diz:

    Boas dicas!!
    Gostei bastante.

  2. Pedro diz:

    Obrigado, por nos colocares aqui. 🙂